segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Rei e Rainha do Carnaval de Aracati foram escolhidos em baile no W5

Com realização da Los Kakos Music, e apoio institucional da Prefeitura de Aracati, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Educação, aconteceu no último sábado (30/01), a Festa da rainha do Carnaval de Aracati 2016. O baile foi aberto com a Banda Chico de Janes e suas marchinhas carnavalescas. Após a apresentação que durou cerca de 2 horas, foi iniciado o espetáculo de escolha da Rainha e do Rei. Concorreram ao título de Rainha, as jovens: Leila da Silva, Carla Gabriela, Rayane Cristina, Isna Marinho, Bruna Ingrid Lopes, e Thayná Pâmela. Como candidatos a Rei Momo, foram: Alessandro Sena, Lauro da Costa, e Jeferson Costa.


Bruna Ingrid, patrocinada pela Academia Move ON e Riomar Gelo, foi eleita Rainha; tendo como (princesas), a 2ª colocada, Tainá Pâmela, e 3º lugar, Leila da Silva; e como Rei Momo, foi escolhido, Alessandro Sena.

Um grande público se fez presente à festa lotando as dependências do W5 Society, local que recebeu o tradicional evento primeira vez.

O palco foi também utilizado por blocos alternativos do município, para mostrarem abadás e seus movimentos que interagem com as diversas gerações, principalmente com a influência do publico jovem. O DJ Alan e residentes mandaram música eletrônica em tenda organizada para o evento.

Utilizando o tema “Aracati: história, samba e tradição”, o Programa Zumbi, contando com a coordenação de criação e oficinas, do Jucieldo Diogo, Alex Monteiro e Rafael Barbosa; a confecção de figurinos e cenografia, de Alex Monteiro, Jucieldo Diogo, Renildo Franco, Rafael Silva, Rafael Barbosa, Josivânia Guimarães, Preta Gil, Igor Félix, Márcio Fernandes, Paulo José, Cláudia Paula, Marcos Barros, Edinilson, Aureliano, Walklene Santos, Lilian Darliane; com coreografias, Walklene Santos e Lilian Darliane; composição musical, de Marcelo Tonelada; maquiagem e cabelo de reis e rainhas, de Marcos Barros; logística, de Cleide Forte; e concepção, figurino e direção artística, de Renildo Franco, foi apresentado um espetáculo retratou a reflexão para a conservação da história de Aracati, sua cultura, belezas e riquezas.

De inicio a Igreja do Rosário cantou à cidade, abrindo suas janelas antigas para louvar a terra e abençoar o povo, representando a cultura negra enraizada na terra dos bons ventos pelos escravos.

Em seguida, as 06 (seis) concorrentes ao Título de Rainha do Carnaval, garotas entram em desfile coletivo, trazendo em seus espartilhos a representação dos monumentos históricos. Suas saias representando o calçamento das ruas e seus adereços, as carrancas refrescando a terra a partir da água das chuvas.

A entrada coletiva dos reis momos representou a religiosidade, onde cada um corporificou as igrejas do Nicho, Bomfim e Prazeres. Um andor entrou em cena carregando o rei momo em sátira a figura do rei na ideia do “santo de barro” ou “santo do pau oco”.

Após estas encenações as candidatas a rainha, desfilaram com samba no pé e muito gingado, expressando e concretizando a defesa da história, da tradição e do samba, para os olhares de jurados e público, elas foram seguidas pelos candidatos a rei, que mostraram molejo e simpatia.

O espetáculo foi finalizado com a entrada em cena da Rainha e do Rei Momo 2015, Lilian Darliane e Jean Carlos.

O corpo de jurados formado pelo cineasta, Marcio Delpichia; do arte educador e secretário de Cultura do Fortim, Flavio Marcelo; do bailarino e coreógrafo, Luiz Antônio Gondim; da bióloga e ex-modelo, Cecilia Menezes; e o diretor da Faculdade do Vale do Jaguaribe, Deroci Aguiar, escolheu como Rainha, a jovem Bruna Ingrid, patrocinada pela Academia Move ON e Riomar Gelo; e o Rei Momo, Alessandro Sena.

Formada assim a realeza do Carnaval Aracati 2016, que recebeu a premiação das mãos do prefeito Ivan Silvério, e do organizador do evento, Dr. Falcão Neto. Participaram também na cerimônia de premiação, o deputado estadual, Evandro Leitão, a secretária de Assistência Social, Eline Gomes, e o secretário de Turismo e Cultura, Thiago Sales. Rainha, princesas e Rei Momo, receberam premiação em dinheiro e brindes das empresas patrocinadoras.


A festa teve em sua sequência um show com a cantora baiana, Marcia Freire, e foi finalizada por volta das 05 horas da manhã, com a Banda Los Kakos.  

ASCOM-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário