terça-feira, 12 de abril de 2016

Água e saneamento rural: Siasar chega a Aracati

O primeiro encontro para tratar do assunto aconteceu em Aracati, no dia 19 de fevereiro de 2016, e contou com a presença de técnicos da Cagece, 
e representantes da Prefeitura.

A Secretaria das Cidades e o Projeto São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), iniciam nesta semana a implantação do SIASAR (Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural) em localidades rurais no município de Aracati. De 11 a 15 de abril, uma missão técnica do Banco Mundial irá realizar reuniões de avaliação e ações de campo para a implantação do SIASAR nas comunidades de Canapum, Venâncio, Oiteiro e Santa Tereza, em Aracati, litoral leste do Ceará. O município será o primeiro do Brasil a integrar o Sistema e servirá como modelo para, em um segundo momento do projeto, ser expandido para as demais cidades cearenses.


A partir do piloto, serão definidas a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada nos outros municípios, bem como as alterações necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado do Ceará. O projeto completo conta com o apoio do Banco Mundial.

A missão é composta de membros do Banco Mundial, Ministério da Integração, técnicos da Secretaria das Cidades, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Cagece e Prefeitura de Aracati.

O SIASAR
O SIASAR consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.

O Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural, a partir da sua adesão e implementação no Estado, possibilita que gestão de saneamento tenha acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados. “O sistema auxiliará na tomada de decisões e na definição e aplicação das políticas de forma eficiente, evitando desperdício de dinheiro público e favorecendo a universalização do saneamento”, ressalta o secretário Lucio Gomes.

Com informações da Secretaria das Cidades

Detalhes: http://www.aracati.ce.gov.br/agua-e-saneamento-rural-siasar-chega-a-aracati/

Nenhum comentário:

Postar um comentário