quinta-feira, 14 de abril de 2016

Articulação do Selo Unicef em Aracati promove formação para adolescentes do NUCA

Na sala de reuniões da Secretaria de Educação (SEDUCA), das 08h às 11h, desta terça-feira (12/04), aconteceu mais um encontro do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, contanto com participação de 45 (quarente e cinco) adolescentes. A coordenação do encontro, a cargo da articuladora do Selo Unicef, em Aracati, Gláucia Bernardo, iniciou o encontro com um momento de reflexão e socialização, como acontece em todos os encontros, para em seguida, adentrar a pauta, que constou das seguintes atividades:


Formação / Atuação de Grêmios:

Formação e atuação dos grêmios estudantis com a participação do Thiago Gondim (UMJ), Fábio Freitas (membro da UMJ, ex componente do NUCA) e Nilberto Ferreira que expuseram com muita propriedade  os direcionamentos para a formação e criação de um grêmio estudantil nas escolas. Na explanação foram apresentados os documentos legais (leis) que amparam com legitimidade esse colegiado. Os adolescentes do NUCA ficaram muito estimulados a fortalecerem em suas escolas o protagonismo juvenil através dos grêmios.

Disseminação do ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente em gibis (turma da Mônica de Maurício de Sousa) com a secretária Adjunta da Assistência Social, e também conselheira do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Cleide Rocha que distribuiu exemplares dos gibis para os adolescentes e propôs a realização de um trabalho efetivo com esse material nas escolas e comunidades, tendo com atores os adolescentes, apoiados pelos profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além dos membros da Comissão Intersetorial Selo UNICEF – 2013/2016 e do CMDCA. O entusiasmo foi geral e em instantes vários adolescentes já fizeram suas propostas de trabalho e alguns já levaram o material (gibis) de trabalho para realizarem atividades significativas nas suas escolas e comunidades.

Para a articuladora do Selo Unicef, em Aracati, Glaucia Bernardo “O NUCA, a cada dia, toma uma proporção maior. Isso se deve a oportunidade dada aos adolescentes de serem sujeitos ativos da sua história através de oficinas e orientações sobre o exercício da cidadania e a busca pela garantia de seus direitos e cumprimento dos seus deveres”.

“O apoio dos gestores escolares é fundamental para o fortalecimento e enriquecimento do NUCA”, ressalta Glaucia Bernardo.


Ao final do encontro, foram feitos os devidos encaminhamentos, ficando acertado um encontro extra para ainda este mês de abril para serem definidas ações para a realização do 2º Fórum Comunitário – Selo UNICEF que acontecerá entre os meses de maio e junho e que terá como protagonistas do evento os adolescentes do NUCA de Aracati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário