terça-feira, 24 de maio de 2016

Campanha de combate ao abuso contra crianças e adolescentes em Aracati

O Centro de Aracati foi tomado na tarde de sexta-feira, 20 de maio, pela caminhada em prol da campanha do 18 de Maio de Combate ao abuso e à exploração sexual. Alunos, professores, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Centro de Referência de Assistência Social – Cras, assistentes sociais, alunas de Serviço Social, Projeto Zumbi e Projeto Pró-mulher da FVJ organizaram essa mobilização que encerrou a Campanha, após vários dias de ações.

Graziela Gois, Coordenadora do CREAS, disse que a caminhada, pelo Centro da cidade, encerrou oficialmente a Campanha do 18 de Maio, que é o
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças de Adolescentes.

Aconteceram durante esses dias de atividades: um Fórum Municipal, palestras nas escolas, blitz socioeducativas. “A campanha visa combater esse mal que ainda é muito enraizado na sociedade, é muito difícil vermos denúncias, porque muitas vezes os abusos acontecem dentro das casas e as famílias tem vergonha de denunciar”, afirmou Graziela. Ela concluiu dizendo que a falta de denúncias gera esse grande mal para crianças e adolescentes, que sofrem esse tipo de abuso. A sociedade deve denunciar e a caminhada serve para fortalecer e empoderar as pessoas para que esse mal não continue impune.    

A coordenadora do curso de Serviço Social da FVJ, professora Ângela Madeiro, reafirmou o papel do curso como apoiador dessa campanha, que participou através das estudantes e do projeto Pró-mulher, nessa ação em apoio ao Creas e a Prefeitura Municipal.

Thiago Gondim, Coordenador de Juventude da Prefeitura, disse que o evento é importante para conscientizar a população sobre o enfrentamento a exploração sexual de menores e lembrou que todos devem ter consciência de usar o Disque 100 para fazer denúncias se for necessário e proteger as crianças e adolescentes de Aracati.

Pastor Davi, Diretor do Colégio Municipal de Aracati, explicou a importância do Município em sempre procurar sensibilizar a sociedade, as famílias, os alunos para que o cuidar do corpo e da mente seja fundamental na vida. Ele também parabenizou a Prefeitura e as instituições, que através dessa parceria nos fazem viver melhor a cidadania e fortalecem os mecanismos sociais do Aracati.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário