quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Professor de Aracati lança livro com opções baratas para despoluir água

Obra foi coordenada pelo professor
Ronaldo Ferreira do Nascimento,
Wagner é o autor de dois artigos.
Wagner Sousa mostra como é possível despoluir água utilizando alternativas baratas, como casca de coco, de arroz e de nozes

Com a crise hídrica na qual o Ceará passa pelo quinto ano consecutivo, economizar água se tornou hábito obrigatório. No entanto, uma alternativa criada por um cearense pode ajudar não só a economizar como também a reaproveitar a água utilizada.  Essa é a proposta das pesquisas do professor Wagner Sousa, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) do campus de Aracati. Durante os estudos e análises, ele conseguiu reunir várias alternativas para
despoluir água num único livro.

Na obra, intitulada “Uso de bioadsorventes lignocelulósicos na remoção de poluentes de efluentes aquosos”, o professor explica como é possível realizar o reaproveitamento utilizando alternativas baratas.

Wagner desenvolve os trabalhos no Laboratório de Análise Traços, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O pesquisador explica que esta é uma alternativa pioneira no Ceará.


“Nós somos um grupo pioneiro nos estudos de adsorção aqui no Estado. Hoje o principal recurso utilizado é o carvão ativado, que todo mundo conhece, mas nós pensamos em indicar soluções mais viáveis e mais baratas de serem utilizadas, como é o caso da casca de coco, casca de arroz, casca de nozes”, destacou.

Por Matheus Ribeiro em Educação
Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário