terça-feira, 25 de julho de 2017

Jeri e Aracati vão ganhar impulso com concessão

Governo trabalha para integrar os terminais de duas das mais conhecidas praias cearenses à Capital

Sabendo que a chegada da Fraport AG ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, prevista para no próximo dia 27 de julho, vai colocar o Ceará numa posição de maior evidência na rota do turismo nacional e internacional, o governo cearense vem trabalhando para
integrar o equipamento aos terminais de Jericoacoara e Aracati. A meta é impulsionar a economia do Estado levando mais
visitantes brasileiros e estrangeiros aos dois destinos, conhecidos por suas belas praias.

Depois da inauguração do terminal de Jericoacoara, com um voo charter da Gol (fretado pela CVC) no último dia 24 de junho, o governo busca que as operações comerciais no aeroporto de Aracati comecem em fevereiro. "Queremos que tudo esteja regularizado em seis meses, até fevereiro. Já iniciamos as tratativas com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pois ainda faltam vários equipamentos necessários às operações aéreas comerciais", afirma o titular da Secretaria do Turismo (Setur) do Ceará, Arialdo Pinho.

Estrutura e demanda

Inaugurado em agosto 2012, o Aeroporto de Aracati recebeu investimento em torno de R$ 40 milhões. Com pista de 2.200 metros e capacidade para receber aviões de grande porte, o aeródromo pode operar 1.200 voos por ano, mas tem recebido apenas jatos executivos. No local, funciona o centro de manutenção de aeronaves da Latam.

Atualmente, o governo aguarda a certificação operacional do terminal pela Anac. A última expectativa era que os voos comerciais no Aeroporto de Aracati fossem iniciados em setembro do ano passado, quando a Azul Linhas Aéreas demonstrou interesse em operar com dois voos semanais para o destino, utilizando a aeronave modelo ATR 72/600, com capacidade para até 72 passageiros.

"Demanda turística nós temos, pois o aeroporto está localizado numa área atraente e estratégica", diz Arialdo, lembrando da importância da praia de Canoa Quebrada para a economia da região. "Com os voos comerciais, os benefícios vão ser ainda maiores, mas precisamos vencer todas as etapas até fevereiro", reforça, dizendo que há interesse de companhias em Aracati.
A Azul continua interessada em Aracati. A companhia, inclusive, vai iniciar a operação comercial em Jericoacoara a partir do dia 28 de julho, com saída do aeroporto de Recife (PE). Já o voo com origem do terminal de campinas (SP) começa a partir de 12 de agosto

Mais rotas

Quanto às expectativas para o turismo cearense após a concessão do Pinto Martins à empresa alemã, Arialdo observa que o grande benefício será o aumento das rotas nacionais e, principalmente, internacionais.
"Nosso aeroporto também vai ganhar muito em termos de infraestrutura, fundamental para atrair mais companhias aéreas. Com a Fraport aqui, as negociações com as empresas serão melhores. Mas acredito que os primeiros grandes benefícios no turismo cearense serão identificados daqui a três anos", diz.

Sobre a possível chegada do grupo Air France KLM a Fortaleza, oferecendo voos para Paris e Amsterdã, o secretário destaca que isso "seria uma grande vitória". A Capital cearense disputa as operações da companhia com Recife e Salvador. O grupo deverá anunciar a decisão até o fim de agosto. "Também temos potencial para atrair, num futuro próximo, voos da Emirates (Emirados Árabes Unidos), Lufthansa (Alemanha), Ryanair (Irlanda), entre outras companhias".

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Um comentário:

  1. uma pista de 2200 metros é suficiente para o pouso de aeronaves que operam voos intercontinentais mas não sera suficiente para decolagem rumo direto para outro continente devido ao maior peso do combustível necessario. Alem disso o Aeroporto de Aracati não tem ainda uma estrutura para receber voos intercontinentais ou internacionais, como Alfandega, Policia federal e reservatórios de combustível. O caminho ainda é longo. Passaram 14 anos da inauguração com muitas expetativas em acordo com a propaganda enganosa governativa no outdoor anunciante a chegada de voos internacionais com muitos turistas para Aracati. Alguém viu um turista chegar no aeroporto Dragão do mar até hoje?

    ResponderExcluir