domingo, 27 de agosto de 2017

Liberação dos precatórios dos educadores do Aracati. Texto do Professor Hercílio Silvério

Prefeito Bismarck Maia consegue vitória inédita na educação do Aracati
Desde que foi empossado prefeito do Aracati, Bismarck Maia iniciou a batalha para a liberação dos precatórios dos educadores do município. Desde agosto de 2015, a TV Sinal, TV local, teve apoio de Bismarck, dando total cobertura à luta docente pelos 60% da remuneração do magistério e 40% a ser investido na educação. O sindicato dos professores do
Aracati também fez parte dessa luta, tendo na liderança os professores Hercílio Virgínio, Valdenise Barbosa, Cláudia Sena, Lúcia Porto, Nadirolanda Bezerra, dentre outros da diretoria, encabeçada pela presidente Francisca Carvalho, e os vereadores Denise Meneses, Marcos Monteiro e Magella Junior.

Tudo começou quando ainda na gestão anterior, em 2015, foi proposto a fração de dois mil reais e um notebook (cerca de 5% do total). A alegação era de que os recursos seriam do Fundo Geral, revertido em obras da prefeitura, e não exclusivamente no magistério local e manutenção do ensino. Diversas tentativas de acordo foram frustradas. O advogado Igleuvan Silva reitera a defesa dos 60% para o magistério. Logo depois, se faz acompanhar do colega Kennedy, isto já em 2016.

Prefeito Bismarck Maia e professores

O prefeito Bismarck Maia viaja então diversas vezes ao Recife para tentar sensibilizar o colégio de desembargadoras, contudo os recursos da Apeoc e União embargam tudo novamente. Persistindo, chega-se à vitória definitiva, em acordo entre o município e sindicato, parte oficialmente aceita como representante legal do professorado. Vale ressaltar que o prefeito atual conseguiu sensibilizar o colegiado do TRF (quinta região) com o relatório acerca das escolas deterioradas da gestão anterior. Isto é, Bismarck Maia reiterou que deseja urgentemente aplicar os 40% exatamente na reforma e construção de novas e modernas escolas. Agora, enfim, dia 24 de agosto, em caravana com um grupo do magistério, o prefeito comemora a vitória dos precatórios.


Texto do Professor Hercílio Silvério

Nenhum comentário:

Postar um comentário