quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ouvidoria do Aracati investe em capacitação

A Prefeitura do Aracati realizou nesta quarta-feira (27), no Paço da Liberdade, a primeira capacitação do
projeto “Amigos da Ouvidoria”. Essa ação consiste na formação de pessoas escolhidas de vários setores da gestão para representar e servir como ouvidores em cada departamento onde trabalham. Transparência pública, controle social, a Lei de Acesso à Informação e outros assuntos correlatos foram tratados no encontro que visa desenvolver a capacidade de cuidar e atender as demandas dos cidadãos aracatienses.
A Ouvidoria do Município do Aracati, com a gestão do prefeito Bismarck Maia, tem tentado superar os desafios de um setor que estava praticamente desativado desde a gestão passada. Segundo Urbano Costa Lima Filho, ouvidor do município, o desafio foi começar do zero a nova ouvidoria do Aracati, pois não existiam equipamentos e documentos, apenas uma sala. “Queremos elevar as ações da ouvidoria, atendendo, buscando soluções e mediando conflitos. O poder emana do povo para o povo. O prefeito é o chefe, mas o povo é o patrão e a ele temos que dar acesso às informações, exercitar a transparência pública”, afirmou
O ouvidor explicou que a missão da Ouvidoria é dar ao cidadão a resposta para a demanda e ter diversos canais de comunicação para reclamações e sugestões da forma mais transparente possível. Assim, a ideia é deixar o Aracati uma cidade mais participativa e com a união dos “Amigos da Ouvidoria”, ter mais facilitadores para que o cidadão encontre as informações e soluções que julgue como necessária.
Os Amigos da Ouvidoria são pessoas indicadas por diversas secretarias e órgãos da gestão municipal, com intuito de serem parceiros da Ouvidoria Geral e manterem uma comunicação clara e objetiva. Tudo para atender as demandas dos cidadãos e fomentar a Lei de Acesso a Informação. Eles participaram de um momento de capacitação ministrada pela especialista em ouvidoria, oito anos ouvidora do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Juliana Arraes.
Juliana explicou que a principal função de uma ouvidoria pública é zelar pela boa aplicação dos recursos públicos e que para o cidadão, um assunto que tem se destacado nas demandas das ouvidoria é a do combate à corrupção. “Tudo que fazemos na administração pública não é para nós, não é apenas para o nosso engrandecimento profissional, é para cuidar das mais de 72 mil pessoas que moram na cidade. Essa essência é para alcançar o objetivo de ser referência em gestão pública”, completou Juliana.
Canais de atendimento da Ouvidoria:
– Presencial:
No prédio anexo a Secretaria de Finanças (Sefin), Rua Santos Dummont.
De segunda a quinta, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Sexta das 8h às 14h.
– Site da Prefeitura Municipal do Aracati:
http://www.aracati.ce.gov.br/ouvidoria/
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br

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