sábado, 17 de fevereiro de 2018

Agentes da segurança pública do Ceará participam de curso para pilotos de drones

Com o objetivo de capacitar os profissionais de segurança pública para atuar como operadores de veículos aéreos não tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drone, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realiza em parceria com a empresa Drone de Garagem, o primeiro curso de operador de drones, destinado a policiais militares, policiais civis, bombeiros
militares, servidores da Perícia Forense e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), indicados por suas respectivas corporações.

O treinamento técnico-operacional possibilita que os agentes de segurança pública do Ceará possam aplicar o conhecimento adquirido na captação de imagens em ações e operações de inteligência, como monitoramento, investigações, mapeamentos e assistência aérea para as equipes de solo, a fim de auxiliar no combate efetivo da criminalidade.
Segundo o instrutor e sócio-administrador da empresa Drone de Garagem, Iuri Vieira Gaier, esse equipamento vem auxiliar bastante os órgãos de segurança. “A utilidade dessa tecnologia no dia a dia deles é extremamente essencial. Imagine você chegar em uma operação sem precisar estar lá de corpo presente ou poder identificar de forma sutil, uma movimentação sem alertar a sua entrada antes de executar a intervenção. Isso facilita e muito a atuação policial. Durante o curso teremos atividades que engloba não só a questão das noções de pilotagem do equipamento, mas também, fotografia aérea, vídeo mapeamento, georreferenciamento e outras atividades aplicadas de acordo com a realidade de cada instituição”, ressalta o professor.
Com uma grade curricular de 40 horas/aula, o curso contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas sobre pilotagem de drone; introdução a fotografia aérea; tipos de drones; recursos básicos e avançados; componentes e funcionamento; normas e regulamentações vigentes; cuidados e segurança com a aeronave; calibração, GPS, motores e peças; hélices e frame; rádio transmissor; LEDs e iluminação; gimbal, ângulos e técnicas de filmagens, software de navegação; giro do yaw, decolagem e aterrissagem, entre outros assuntos relacionados.
Para o comandante da 3ª Cia do 4º BPM de Guaramiranga, Major PM Carlos Sérgio Gomes Mesquita, que participa da capacitação, a utilização dessa tecnologia será uma ferramenta importantíssima na rotina policial. “Eu acredito que é um grande avanço no combate ao crime nas regiões onde a geografia dificulta muito a eficiência da tropa. Esse equipamento inovador vem para auxiliar esse combate e, alcançarmos com maior eficiência e eficácia o mister, que é a segurança pública de todo o nosso Estado”, finalizou o oficial. 

Fotos: Anny Almeida (AscomAesp)

Fonte: AESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário