sexta-feira, 2 de março de 2018

Mais de 9 mil raios atingiram o Ceará em fevereiro, diz Enel

O Ceará registrou 9.462 raios em fevereiro deste ano, um média de 337 por dia. De acordo com a Enel, somente durante os dois primeiros meses de 2018 o estado já foi atingido por 12.718 raios, conforme detectado pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas.

O município cearense com maior incidência de raios até o momento foi Santa Quitéria (732), seguido de Granja (483) e Crateús (463). Tamboril e Sobral também receberam altos números de descargas elétricas, sendo 330 e 276, respectivamente.
Em Pacajus, um homem morreu atingido por um raio enquanto pescava, em 25 de fevereiro.
Em 2017, Granja também foi o município com mais recorrência de raios, com 5.222. No total, a Enel registrou 72.838 descargas atmosféricas em todo o Ceará em 2017.

Cuidados

Durante tempestades, a Enel aconselha às pessoas que, mesmo dentro de casa, evitem utilizar celulares, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Também deve-se evitar utilizar chuveiro ou torneira elétrica, fazer consertos nas instalações elétricas e, se possível, permanecer dentro de casa durante toda a tempestade.
Caso a pessoa esteja fora de casa quando começar uma tempestade, é preciso manter distância de objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos, e principalmente linhas telefônicas ou elétricas.

Também é necessário evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

G1.CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário