terça-feira, 31 de julho de 2018

SINPOL inova fórmula de fazer polícia judiciária em Aracati-Ce

Sandro Guimarães entrevista Cristiano Kika, um dos diretores do SINPOL CE
O projeto piloto OPJ - Oficial de Polícia Judiciária implementado em Aracati CE, pode ser o modelo de polícia investigativa que faltava para melhorar o desempenho da justiça nos estados brasileiros, tirando de circulação não somente os "pequenos criminosos"
utilizados na linha de frente pelos chefões do crime organizado, mas, chegando aos verdadeiros mandantes dos crimes através da investigação eficaz. 

Em Aracati, o projeto completou o primeiro mês de experiência no dia 21/07/18 e a população já sentiu a grande diferença nesse novo modelo de fazer uma polícia mais cidadã ao tempo que soluciona e agiliza processos que há tempos estavam esquecidos. 

Com esse novo formato, escrivães e inspetores tornam-se OPJs, o que facilita as investigações sobre os diversos tipos de crimes dando uma resposta quase imediata.

Toda a imprensa no município de Aracati no interior do Estado do Ceará tem dado total apoio ao projeto OPJ idealizado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (SINPOL). Agora é esperar que, ao final dos três meses de experiência em Aracati, o governo cearense possa dar total apoio para que realmente haja essa renovação transformando a tradicional forma arcaica e inoperante de fazer polícia judiciária.

Sandro Guimarães
Jornalista MTE CE 3040

Nenhum comentário:

Postar um comentário