segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Limoeiro promove III Dia do Livro

Márcio Del Picchia apresentará seu curta metragem "Diz a lenda"
Próxima terça-feira, 30 de outubro, o campus de Limoeiro do Norte vai celebrar o Dia do Livro. A comemoração desse ano vai trazer o debate sobre a “Literatura de Cordel: arte, memória e oralidade”. O evento faz parte da
programação de 10 anos da unidade e vai começar a partir das 18h30, na sala de videoconferência.

A ideia é destacar a literatura como uma prática cultural caracterizada pela diversidade de gêneros, dentre eles o folheto de cordel, que mantém íntima relação com a cultura nordestina. “Pela natureza de sua linguagem e forma, assim como também pelo seu conteúdo popular regional, o cordel foi, por exemplo, utilizado por Paulo Freire como recurso para o seu reconhecido método de alfabetização de adultos desenvolvido nos anos 1960. Além disso, alguns intelectuais brasileiros utilizaram histórias dos folhetos como inspiração para suas obras, como foi o caso de Ariano Suassuna.”, comenta a professora Benigna Soares.

A professora explica ainda que, no cordel, “existe uma riqueza cultural a ser explorada, comunicada e valorizada, sobretudo em nossa região, haja vista que o Vale do Jaguaribe apresenta-se como um importante celeiro da Literatura de Cordel contemporânea”.

Assim, o Dia do Livro visa promover a valorização e o reconhecimento da Literatura de Cordel como importante tradição cultural, assim como uma ferramenta para valorização do livro como instrumento de saber-poder ressaltando o papel transformador da leitura no âmbito social.

A programação do III Dia do Livro terá: breve história da Literatura de Cordel; literatura de cordel como estética cultural; apresentação musical; exibição do curta "Diz a lenda"; debate com o cineasta e com o elenco; e leitura de trechos de cordéis.
  
Fonte: Site do IFCE Campus de Limoeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário