quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Agência da Capitania dos Portos de Aracati realiza concurso de redação

Fotos: Marinha do Brasil
Capitania dos Portos de Aracati
A cidade de Aracati, Terra dos Bons Ventos,  viveu um momento especial na noite do dia 30/11/18, aconteceu a premiação dos alunos que participaram
do Concurso de Redação OPERAÇÃO CISNE BRANCO 2018 realizado pela Marinha do Brasil.


O belo Teatro Francisca Clotilde mais uma vez viveu uma noite de gala, logo ao chegar, o público era recepcionado pelos marinheiros que fazem a Capitania dos Portos em Aracati com seus impecáveis uniformes brancos, cujos lembram a PAZ que a Marinha do Brasil tanto defende e em outros momentos os próprios cisnes brancos quem em noite de lua vão navegando no mar azul conforme diz um dos mais lindos hinos.


Ali, no Teatro se faziam presentes as Escolas participantes do Concurso: Instituto São José, Instituto Waldemar Falcão, Barão de Aracati e uma Escola do município vizinho de Itaiçaba, a João
Barbosa Lima. Estavam as direções, coordenações, professores envolvidos no Concurso, alunos premiados e muitos familiares e amigos que juntos estavam desejosos de vivenciar um momento de emoção e reconhecimento de um trabalho desenvolvido.

A Banda Municipal Jacques Klein, um patrimônio imaterial do município de Aracati recepcionava com o Maestro Anderson Nascimento a todos que ali chegavam. O clima era de grande alegria.
O Sub-Oficial Sérgio foi o Mestre de Cerimônia que abriu a solenidade pedindo para que todos em posição de respeito cantasse o Hino Nacional, sem que antes ouvíssemos a magnífica Banda Municipal tocando o Cisne Branco, hino da Marinha.
A partir daí eram chamados a subir ao palco do lindo Teatro os alunos premiados nas Redações, cujas, tinham como Tema para o Ensino Fundamental, No mar, segurança em primeiro lugar e para o Ensino Médio, Marinha do Brasil: mais do que uma carreira, uma opção de vida.

A Operação “Cisne Branco” busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar.

As redações foram avaliadas nos critérios de Conteúdo, Desenvolvimento, Domínio da linguagem escrita e Criatividade.

Os alunos foram selecionados para receberem medalhas de bronze, prata e ouro, bem como diploma de participação, cujos também foram entregues aos diretores e professores responsáveis, as entregas das premiações foram feitas com a participação da SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha na pessoa do seu presidente Arnaldo Silva e de uma soamariana a Sra. Leandra Porto.

Ali, no palco do Teatro Francisca Clotilde, para além da emoção dos agraciados, se via muito emocionado o Capitão Tenente Carlos Alberto Goes da Silva, para nós aracatiense, o querido Capitão Goes, um senhor que chegou a Terra dos Bons Ventos em Fevereiro deste ano e que muito tem contribuído para com a nossa cidade.
Capitão Goes, para além das suas atribuições junto a Marinha do Brasil tem procurado estreitar laços com a sociedade aracatiense, quer seja através das parcerias com as Escolas com o Projeto Pátria Amada que leva civismo as Escolas, ou com a animação dos atores locais para as práticas cívicas cidadãs, como por ocasião do lindo desfile cívico do Dia da Independência, e de tantas outras ações desenvolvidas.

Ontem entre aqueles adolescentes e jovens podemos sentir nas palavras ditas por ele o quanto é importante conhecer e valorizar a Marinha do Brasil.

A solenidade terminou com um momento de confraternização na parte externa do Teatro Francisca Clotilde onde todos puderam se abraçar celebrando esta noite linda promovida pela nossa estimada e sempre querida Marinha do Brasil.

Fonte: Web Rádio do Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário